top of page

Trabalho final

g1

Quando falamos sobre a Realidade Aumentada, geralmente associamos ao uso dos óculos AR que nos permitem interagir com elementos virtuais. Dessa forma, o sentido visão é o que mais recebe destaque quando se trata da imersão, diferente da questão da sonorização que é também um dos principais elementos da Realidade Aumentada e que ajuda a entender tridimensionalidade. Visto isso, escolhi destacar a importância dos áudios na questão da imersão e como isso permite melhorar a experiência na Realidade aumentada.

O que é o projeto, e para que serve?

O Audio sunglasses é um óculos de sol de realidade aumentada em que seu diferencial conta com um sistema de áudio embutido, para que o usuário possa aproveitar todo seu conteúdo musical sem precisar de fones. De forma geral, ele combina dados dos sensores de movimento com informações de GPS do telefone do usuário, de forma que precisa de conexão Bluetooth entre os dois. O Bose AR tem sensores capazes de detectar diversas direções e enviar para o celular dados de movimentos e para onde o usuário está olhando. Assim, a proposta básica é que, quando uma pessoa estiver olhando para um ponto, possa acionar um som.

Bose-Frames-.gif

Qual a importância desse projeto?

g018ALTOFRM-o_other1.jpg

Esse óculos da Bose é um dos poucos projetos inovadores na questão da Realidade Aumentada que envolve a imersão na experiência auditiva. Vindo de uma marca com grande visibilidade no mercado de áudio, acredito que esse seja um dos principais fatores da notoriedade do projeto. Além disso, A qualidade de muitos Headphones utilizados é questionável, e o elevado nível de pressão sonora usado por algumas pessoas, 
além de prejudicar a experiência do espectador, pode causar sérios danos auditivos, e é por isso que considero o Audio Sunglasses um dos grandes componentes em tornar ainda mais eficaz a Realidade Aumentada.  

Especificações técnicas

Na parte de inicialização do óculos é necessário conectar com o próprio aplicativo da Bose para Smartphone, e para parear é necessário somente o bluetooth e o comando de arrastar o dedo na tela do celular.

Basicamente todo o áudio do celular é transmitido através dos óculos.

Um exemplo de como o mesmo funciona, além da reprodução de músicas, é notável no uso dos assistentes da Google ou Siri. Usando como exemplo o Google maps, a assistente, através do aúdio, consegue indicar os caminhos a serem tomados para que possa chegar no local destinado sem o usuário.

Além disso, algumas ações podem ser feitas utilizando movimentos com a cabeça, como atender uma ligação, trocar a música, e entre outros. Com isso, não é necessário tirar o telefone do bolso, o que torna o projeto ainda mais rápido e prático.

Peso: 45 gramas;

Preço: US $199;

Carrega via USB;

Conexão pelo aplicativo da Bose para Smartphone;

modificações

Acredito que esse projeto é muito inovador no sentindo de prestigiar a função do áudio. Porém, algumas modificações poderiam tornar o projeto ainda mais satisfatório e interessante, como por exemplo adicionar sensores de luminosidade para que a música seja escolhida automaticamente de acordo com ambientação/atmosfera durante o seu uso. Para isso, acredito que esse sensor deve ser de pequeno porte para não comprometer na experiência do usuário. Dito isso, trago como exemplo a tecnologia usada no óculos Skugga Dynamic Eyewear.

SKUGGA-Basic-2_Front_171020-1800x1201.jp
0a4107b549e6e1fe09d825762189447a_origina

Outra sugestão para tornar o Bose AR mais interessante seria de acrescentar uma tecnologia que emite ondas sonoras através dos ossos para os ouvidos internos. Como já havia citado anteriormente, os Headphones usados hoje em dia podem acarretar em sérios problemas auditivos, porém, com essa tecnologia, acredito que os números desse problemas poderão ser amenizados. Por fim, vale ressaltar que outra modificação possível seria de complementar sensores de proximidade magnéticos nos óculos, para que quando os fones sejam retirados ouvidos o som seja pausado. Uma referência clara nesses fatores está presente no produto da CONDUIT Sports, o Dynamic Bone Conducting Headphones.

06c01d84de570c1bc6c5435458a6284e_origina
15161ca5f084e4fe6a8468aa6c21491b_origina

Imagens do uso do Dynamic Bone Conducting Headphones.

Em suma, com essas modificações o Bose AR seria capaz de:

- Executar músicas de acordo com a luminosidade do dia;

- Reproduzir músicas através de um método não prejudicial aos ouvidos (condução óssea);

- Reconhecer quando o alto-falante estiver sendo usado.

bottom of page