top of page

As melhores ferramentas são aquelas que são "invisíveis"?

Mark Weiser é um cientista de informática norte-americano considerado um dos principais contribuintes no campo da computação móvel. Ele foi o criador do conceito Computação Ubíqua que é também conhecida como Inteligência Ambiental. 

O objetivo da computação ubíqua é a integração da informática às ações e comportamentos naturais das pessoas, de uma maneira automática, isto é, de uma forma que os seres humanos não percebam que estão dando comandos a um computador. Os computadores fariam parte da vida dos indivíduos de uma maneira onipresente, com os seus sistemas inteligentes conectados ou procurando conexão o tempo todo. 

computacao-ubiqua-a-informatica-no-cotid

Dessa forma, o termo "ferramentas invisíveis" se relaciona com o fato de usufruir da função do objeto sem notar sua presença, como por exemplo o óculos, o qual você olha para o mundo e não para o próprio óculos. Visto isso, percebe-se que as ferramentas não são literalmente "invisíveis", isso somente é uma metáfora feita por Weiser para enfatizar que a funcionalidade é mais eficiente quando não notamos a presença do objeto.

virtual-reality-vr.jpg
Interação-Humano-Computador-600x452.jpg

Ainda falando sobre os conceitos desenvolvidos por Marc Weiser, percebe-se que o Texto The World is not a Desktop aponta alguns fatores que influenciam na questão da melhor funcionalidade de ferramentas tecnológicas, tais como: Multimídia, Agentes inteligentes, mágica, Realidade Virtual e a entrada de voz.

De forma geral, esses fatores estão diretamente relacionados com a necessidade de avanços na capacidade de comunicação entre humanos e computadores, tornando o processo o mais natural possível. 

De forma resumida, a computação Ubíqua, de Mark Weiser, é o resultado de: 

Adaptação + Computação + Interação

bottom of page