As melhores ferramentas são aquelas que são "invisíveis"?
As melhores ferramentas são aquelas que são "invisíveis"?
Design expansão dos sentidos
os sentimentos nos sentidos
Quando falamos em Design, automaticamente associamos com a questão visual, como por exemplo a intensidade e as combinações de cores, a estética de uma composição ou até mesmo a imersão que uma experiência virtual proporciona. Resumindo, pode se dizer que é aquilo que é agradável aos nossos olhos. Visto isso, trago como exemplo o Museu de arte digital de Tokyo. É considerado como o primeiro museu de arte digital do mundo e se destaca principalmente pelas obras que reagem ao contato do visitante.
Assim como a visão e os outros sentidos, a audição também desempenha um papel fundamental em diversos aspectos. Um exemplo popularmente usado na área do Design são as emoções transmitidas através das próprias artes visuais, como em filmes, séries, trilhas sonoras de jogos, e entre outros. Para exemplificar, cito o jogo The Last Day Of June. Este é um jogo em que a sua sonorização tem grande destaque pelo fato de transmitir todos os sentimentos de cada acontecimento, de modo que resulta numa experiência imersiva ainda mais avançada. Dessa forma, você consegue entender ainda mais os personagens e sentir como realmente cada um se sente após suas ações.
Por sua vez, o tato é considerado o sentido mais "sensível" podendo ser muito usado na área do Design, porém não tão explorado quanto os sentidos citados anteriormente. Atualmente acredito que as experiências do Design relacionado ao tato pode se relacionar com as questões imersivas da Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
Sobre a relação entre o olfato e o Design, exemplifico o experimento Aromapoetry do artista brasileiro Eduardo Kac.
O Aromapoetry é um novo tipo de poesia em que a sua composição é estruturada de cheiros. O poeta “escreve” os cheiros ao conceber o poema como uma experiência olfativa, empregando diversos procedimentos químicos.
Além disso, ele é composto por uma nanotecnologia que tem como objetivo de prender os odores e liberando-os muito lentamente. Sem esta nanotecnologia, as fragrâncias poderiam se dissipar rapidamente e os cheiros não poderiam ser experimentados depois de alguns dias.
Já o paladar é um dos sentidos que na área do Design está ganhando cada vez mais o seu espaço nos últimos anos. Um exemplo que confirma essa evolução é o Food Ink. Esse é um tipo de "restaurante móvel" que está rodando o mundo para apresentar suas próprias criações. Além disso, é considerado o primeiro restaurante do mundo a ter um cardápio com comidas feitas através por essa impressão 3D.